O uso da tecnologia nas empresas é essencial para a otimização de processos e organização da gestão empresarial. Com ela, a disputa no mercado se torna mais fácil, assim como, a conquista de bons resultados. Ou seja, investir em soluções em TI se tornou uma exigência para corporações que desejam ganhar espaço e alcançar novos públicos.

 

A atuação em tecnologia da informação ocorre por meio de softwares de gestão, inteligência artificial, máquinas específicas e outros tipos de ferramentas. Sem contar os equipamentos que auxiliam as áreas de marketing, comunicação e assessoria. Para quem busca adquirir novos dispositivos para o ambiente de trabalho, é importante contar com parceiros que tenham contato direto com umadistribuidora de informática e tecnologia.

 

Para entender como a tecnologia da informação impacta a atividade de uma empresa, separamos alguns aspectos interessantes sobre o tema. Saiba mais a partir da leitura do texto abaixo. Confira!

 

O que é tecnologia da informação?

 

O termo tecnologia da informação se refere ao conjunto de atividades e soluções relacionadas à computação, que permitem o armazenamento, acesso, processamento, proteção e gerenciamento de dados e informações. É um segmento em expansão, que está cada vez mais presente nas empresas através da combinação de equipamentos softwares e hardwares.

 

Entre os softwares estão sistemas operacionais, aplicativos, programas, antivírus, certificados digitais e mais. Já quando falamos em hardwares, instrumentos como desktops, notebooks, tablets, smartphones, equipamentos de rede e produtos de informática são mencionados.

 

Profissionais de TI atuam em tarefas de planejamento, desenvolvimento, gestão e implementação dessas ferramentas. Contudo, devido à dimensão do setor, pessoas qualificadas nesta área são divididas em diversos setores, que complementam todas as funções em uma empresa.

 

Enquanto há profissionais que trabalham em softwares comerciais, como ERP, outros utilizam suas habilidades para criação de aplicativos, sistemas web e etc. Análise de dados, desenvolvimento, infraestrutura e redes são algumas das divisões desse trabalho.

 

Qual a importância da tecnologia da informação nas empresas?

 

Com altas demandas, muitas empresas não conseguem administrar o tempo de gestão da melhor forma possível. Sendo assim, a inserção de equipamentos para auxiliar essa questão é muito bem-vinda. Sistemas de gestão, modelos de cloud computing e aparelhos são algumas das alternativas que substituem os grandes arquivos de documentos e HD ‘s de backup.

 

A utilização de um servidor potente possibilita armazenar inúmeros dados de forma online e segura, com controle rápido e fácil sobre eles. Uma vez que o TI oferece mais produtividade e autonomia aos processos, é importante estar atualizado com o mercado, o que pode ser um diferencial. Muitas empresas buscam em distribuidores de informáticasoluções que tornem o ambiente de trabalho mais moderno e otimizado.

 

Entre as principais vantagens quanto à implementação desoluções em TIestão:

 

  • Acesso a dados e informações de forma rápida;
  • Melhorias em setores de logística e gestão;
  • Automatização de processos;
  • Custos reduzidos com arquivos físicos, materiais, entre outros;
  • Precisão de dados e baixo índice de falhas e erros;
  • Melhoria de comunicação na empresa;
  • Maior segurança;
  • Aumento na produtividade.

 

No Brasil, a área de TI tem apresentado crescimento. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), o país obteve aumento de 9,8% em 2019. Isso só reforça a ideia de que inteligência artificial e computação em nuvem são soluções que vieram para ficar. Para que a sua empresa não fique de fora, é melhor pensar no assunto. Comece pesquisando alternativas em conte com empresas especializadas em TI, que possuem contato direto com um distribuidor de informática e tecnologia.

 

Setores de TI

 

A área de tecnologia da informação é dividida em diferentes vertentes:

 

Operacional: refere-se aos profissionais que realizam as operações do cotidiano, para manter o bom funcionamento de equipamentos, computadores, sistemas de rede e toda a infraestrutura da empresa. Suporte técnico, análise de segurança e implementação de sistemas estão entre as funções desempenhadas por esse setor.

 

Infraestrutura: é a parte responsável pela coordenação de recursos, sistemas e plataformas como servidores, parque de PCs, roteadores e estruturas de comunicação.

 

Desenvolvimento: segmento que desenvolve softwares a partir de linguagens de programação. O profissional também cria e implementa soluções de informática na empresa.

 

Gestão: gerenciamento de processos, políticas, normas e as principais estratégias adotadas pelo TI. É fundamental para que a organização tenha bons resultados, já que o setor que coordena todas as outras atuações.

 

Conclusão

 

Colocar em prática o uso de tecnologias em empresas é uma medida certa. Na era da informação atual, corporações que possuem aparelhos tecnológicos e produtos de informática ganham destaque no mercado e tornam seus processos mais produtivos e seguros.

 

Como você viu, a tecnologia da informação é um segmento que não para de crescer, profissionais qualificados dispõem de funções importantes em organizações, lidando com equipamentos de softwares e hardwares para as mais diversas atividades.

 

Automatizar processos e obter mais segurança são ideias presentes na lógica de TI, além desses e de outros benefícios, investir em tecnologia da informação pode ser um diferencial da sua empresa, que estará atualizada com as tendências do mercado. Sem contar que explorar produtos com quem entende do assunto, como uma empresa especializada em TI com uma parceira distribuidora de informática pode auxiliar na otimização do seu negócio.